PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

 




 

Paulo Freire (1921-1997) nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921 e foi um importante educador brasileiro. Ele é o educador  nacional que possui mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades. Ao todo são 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. A obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa foi a última obra publicada em vida pelo educador.

O livro Pedagogia da autonomia, traz importantes contribuições para Educação, por discutir a relação de ensino aprendizagem numa perspectiva dinâmica, construtiva e integrada. O papel da educação e do professor em sala de aula é possibilitar a construção do conhecimento de forma democrática, priorizando a participação dos alunos por meio de perguntas, elaborações de hipóteses, pesquisas e relatos de experiências.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas sim uma atitude coletiva de troca de saberes entre professores, alunos e comunidade. Segundo Paulo Freire, o conhecimento deve ser construído sob razões ontológicas, politicas, éticas, epistemológicas e pedagógicas. Sendo assim, o professor deve estimular o pensamento e a criticidade dos alunos.

O autor nos faz refletir sobre a enorme diferença que ainda existe entre o discurso e a pratica .na educação. Muitos educadores se acham democráticos, mas mantém o comportamento autoritário.

Cabe ao professor refletir sobre seus preconceitos, ideologias e também levar a reflexão dos alunos sobre as diferenças sociais, étnicas, culturais, ideológicas e econômicas. Paulo Freire defende que precisamos pensar certo, ter discernimento, respeitar opiniões, compreender que independentemente da posição social, intelectual ou financeira que a pessoa ocupe na sociedade isso não o torna superior a ninguém.

O processo de conhecer é continuo e inacabado. Somos eternos aprendizes durante toda a vida. O ser humano é um ser social, cultural e histórico, mas para conviver em sociedade precisa desenvolver valores e respeitar as regras sociais. Isso não significa aceitar apático a tudo. Mas reconhecer paradigmas já estabelecidos. Pois seus comportamentos ou atitudes, podem ter consequências boas ou más, isso dependerá de como ele se percebe e percebe o mundo.

 O pensamento de Paulo Freire, nos leva compreender  que  a educação deve ser libertária e que  somos seres em construção e a vida não é feita de determinismos, mas de escolhas e de atitudes frente a nossa realidade. O autor acredita na possibilidade que o ser humano tem de desenvolver boas atitudes, de ser político, educado, ético, questionador, solidário e transformador do mundo. 




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