PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
Paulo Freire (1921-1997) nasceu no Recife, Pernambuco,
no dia 19 de setembro de 1921 e foi um importante educador brasileiro. Ele é o educador nacional que possui mais títulos de Doutor Honoris Causa de diversas universidades.
Ao todo são 41 instituições, entre elas, Harvard, Cambridge e Oxford. A obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa foi a última obra publicada em vida pelo educador.
O livro Pedagogia da
autonomia, traz importantes contribuições para Educação, por discutir a relação
de ensino aprendizagem numa perspectiva dinâmica, construtiva e integrada.
Ensinar não é transferir
conhecimento, mas sim uma atitude coletiva de troca de saberes entre
professores, alunos e comunidade. Segundo Paulo Freire, o conhecimento deve ser
construído sob razões ontológicas, politicas, éticas, epistemológicas e
pedagógicas. Sendo assim, o professor deve estimular o pensamento e a
criticidade dos alunos.
O autor nos faz refletir sobre
a enorme diferença que ainda existe entre o discurso e a pratica .na educação. Muitos
educadores se acham democráticos, mas mantém o comportamento autoritário.
Cabe ao professor refletir
sobre seus preconceitos, ideologias e também levar a reflexão dos alunos sobre
as diferenças sociais, étnicas, culturais, ideológicas e econômicas. Paulo
Freire defende que precisamos pensar certo, ter discernimento, respeitar
opiniões, compreender que independentemente da posição social, intelectual ou
financeira que a pessoa ocupe na sociedade isso não o torna superior a ninguém.
O processo de conhecer é
continuo e inacabado. Somos eternos aprendizes durante toda a vida. O ser
humano é um ser social, cultural e histórico, mas para conviver em sociedade
precisa desenvolver valores e respeitar as regras sociais. Isso não significa
aceitar apático a tudo. Mas reconhecer paradigmas já estabelecidos. Pois seus
comportamentos ou atitudes, podem ter consequências boas ou más, isso dependerá
de como ele se percebe e percebe o mundo.
O pensamento de Paulo Freire, nos leva
compreender que a educação deve ser libertária e que somos seres em construção e a vida não é feita de
determinismos, mas de escolhas e de atitudes frente a nossa realidade. O autor
acredita na possibilidade que o ser humano tem de desenvolver boas atitudes, de
ser político, educado, ético, questionador, solidário e transformador do mundo.
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